Tegami-shi, o clã das letras
Apresentação
Shounin: Karasu Sasuke
Suserano: Genbu Nobunaga
O clã é comerciante de papel, um artigo caro e que necessita de especialistas em sua confecção. Os ninjas do clã fazem uso extensivo de papéis em seus ninjutsus e do Shinobi Iroha, caracteres usados na alquimia outonal. Tegami significa letra, nota, carta.
Akuru-mura, a vila da torre do mal. Os Tegami-ka vivem em um bairro de Akuru-mura onde suas fábricas de papéis produzem para todo o império, especialmente para templos e onmyoujis que confeccionam pergaminhos e grimórios.
Comportamento. Os Tegamis são pessoas calmas, de fala e comportamento comedido.
Ninjas. Há poucos ninjas entre os Tegamis, eles focam em ninjutsus voltados a manipulação de papéis e os poucos que decidem adquiri habilidades mais bélicas treinam com ninjas dos clãs Akuma ou Onryou.
Onmitsus. Os Tegami são em sua maioria onmitsus, eles se disfarçam de comerciantes de papel, historiadores, eruditos, pintores e desenhistas.
Shinobis. Além da mahou comum aos shinobis, os membros do clã são proficientes no uso do Shinobi Iroha, um alfabeto outonal usado em alquimia.
O clã foi fundado por Hiryu Yasutoyo. O clã Hiryu surgiu em Seiryu-no-kuni, mas uma desavença colocou os Hiryu em desgraça, eles foram caçados e mortos. Os poucos sobreviventes fugiram para Toztosi, a cidade dos alquimistas e inventores, onde aprenderam a usar mecânica, química e alquimia. Os Hiryu passaram alguns anos em Suzaku-no-kuni e ajudaram a criar o clã Hina. Depois foram para o oeste, para Byakko-no-kuni e juraram lealdade aos Tigres Brancos.