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Hina, o clã dos titereiros

O clã Hina é especializado na confecção e operação de bonecos, fantoches e marionetes, seus membros se disfarçam de artesãos nas grandes cidades e de agricultores em vilas, sempre prestando serviços de marceneiros ou oleiros. Suas técnicas são abrangentes, eles usam bonecos de muitos tipos para realizar suas missões, desde os feitos de papel aos de carne.

Shounin: Hina Mikika
Suserano: Suzaku Tomoe
Escolas: Hina Ryuu

Descrição

Hina-ke, as famílias secundárias. Elas possuem a maioria dos fabricantes de bonecas, uma minoria se dedica a usá-las em combate. Os membros das famílias secundárias costumam ser titereiros, especialistas em confecção e manutenção das ningyou (bonecas, também conhecidas como hitogata) e principalmente oleiros, artesãos que usam argila.
Juumankido, as cem mil portas.
Aparência. Os membros do clã que operam marionetes usam roupas todas pretas que cobrem o corpo todo. Os que se tornam artesãos se vestem com roupas comuns. Fisicamente, eles não possuem características que os distingua, algo apreciado para metsukes.
Comportamento. Os Hina são pessoas manipuladoras e orgulhosos por natureza, eles controlam bonecos e produzem obras de arte. Se tiverem suas obras ou intelecto elogiados, eles aquiescem facilmente, mas se contrariados ou tiverem suas realizações rebaixadas, eles costumam perder o controle e se tornam violentos.
-no-ujigami.
Ninjas. Os ninjas do clã são conhecidos como ningyoutsukai, operador de fantoches. Suas técnicas envolvem o uso de marionetes e bonecas, elas possuem espaço para muitas armas escondidas, conhecidas como anchis. Enfrentar estes ninjas costuma cobrar uma percepção além da normal para não ter uma morte rápida.
Onmitsus. Os ninjas do clã se disfarçam de artesãos, eles costumam ser talentosos no uso de madeira e tecidos, materiais básicos para a confecção de suas marionetes. A maior parcela dos membros das famílias secundárias segue o caminho onmitsu, coletando informações. As técnicas mais importantes do clã tratam do uso da argila hina, um secreto da família principal.
Shinobis. Mahoutsukais não são comuns no clã, a dedicação e estudo que operar as marionetes exige não lhes dá tempo para estudar mahou. Contudo, aqueles que seguem por este caminho escolhem o caminho hemol ou o caminho da terra e se especializam na argila, principalmente dentro da família principal.
Os segredos do uso da Hina-nendo, uma argila especial, é mantido dentro da família principal, as características de absorver magia faz deles ninjas perigosos, capazes de liberar efeitos mágicos a distância bastando que uma de suas bonecas esteja no local desejado. A família principal domina o uso do kojutsu Hinagami, uma magia que lhes permite confeccionar marionetes mágicas.
Durante o período Meiji, três homens se tornaram pioneiros na coleta de ningyō: Shimizu Seifū (1851–1913), Nishizawa Senko (1864–1914) e Tsuboi Shōgorō (1863–1913). Os três homens são chamados de Gangu San Ketsu ("os três grandes colecionadores de brinquedos"). Eles introduziram uma abordagem sistemática para a coleta de ningyō em um esforço para preservar e documentar as diversas formas de ningyō. Shimizu, um artista e calígrafo, colocou sua habilidade artística em prática criando um catálogo ilustrado de sua própria coleção de 440 bonecos ningyō. O catálogo foi publicado em 1891, sob o título Unai no Tomo. Nishizawa, um banqueiro, reuniu uma coleção significativa sobre o hina-ningyō. Ele foi um pesquisador ativo, colecionador de histórias, documentos e informações relacionadas ao desenvolvimento do hina-ningyō durante o período Edo. O filho de Nishizawa, Tekiho (1889–1965), herdou sua coleção, mas grande parte da coleção foi perdida no terremoto de Kanto em 1923. Tsuboi, fundador da Sociedade Antropológica de Tóquio, era o mais treinado dos três e trouxe uma experiência científica elemento para a coleta de ningyō.