As Shakes, as famílias sagradas, fazem parte da nobreza como os samurais (que são considerados buke, famílias guerreiras), eles contam com os mesmos privilégios deles e seu título é hereditário, isto é, o filho de um shake é um shake. As famílias sagradas são dedicadas aos cuidados e gestão de templos do Kamido espalhados por todo o império, as três famílias mais importantes são as que se dedicam a cuidar dos templos dedicados aos deuses Taiyou-no-megami, Tsuki-no-mikoto e Arashi-no-mikoto, respectivamente as famílias Kagami, Magatama e Mitsurugi. Outros deuses e deidades contam com famílias próprias.
Shakes, comumente, não usam katanas, eles preferem usar as tsurugis, espadas de lâmina reta e fio duplo, usadas mais para estocar do que cortar, elas são espadas criadas antes do surgimento das ushigatanas. Os arcos e flechas são armas comuns aos shakes e escolas de tiro com arco estão entre o treinamento básico deles. O hamayumi, o arco banidor do mal, é um arco sagrado usado contra espíritos e criaturas malignas, um item muito importante para os clãs shakes, a maioria deles possui séculos de existência e são passados como tesouros de família para as futuras gerações, mais comum que o hamayumi são as hamaya, as flechas banidoras do mal, itens que podem ser encontrados com shakes em suas aljavas com relativa facilidade.
Kagami-shi, o clã do espelho. O clã escolhido pela própria Taiyoushin para proteger e gerenciar seus shintais e shinshas, os templos.
Magatama-shi, o clã da joia. Escolhidos por Tsukishin para representá-lo no mundo mortal.
Tsurugi-shi, o clã da espada. O período que Arashishin passou entre os mortais envolveu o treinamento dado aos seus escolhidos, os agora chamados Mitsurugis.