Daikenzoku, os clãs maiores
Os clãs são a mais importante construção social do Império Outonal, eles agregam famílias, como as tribos das Terras Selvagens, ou as famílias nobres da Federação. As grandes negociações políticas que definem como os recursos do império e a rotina das pessoas são construídas nas Cortes de Inverno pelos clãs maiores ou seus representantes. A importância deles é tanta que nenhuma pessoa imagina um mundo de outono sem os clãs maiores.
O clã Ookami é formado pela família imperial e mais duas famílias nobres de relevância intrínseca ao império, a família principal é formada pelos herdeiros de Taiyou-no-megami e governam o Império Outonal desde o início. Todo a linhagem de imperadores é formada pelos membros da família Ookami.
Os quatro clãs maiores governam os quatro países do império e os protegem de invasores, a saber, o clã Suzaku governa o sul e protege o império dos bárbaros Humi, o clã Byakko governa o oeste e protege o império dos mortos-vivos do Lar-de-Argol, o clã Genbu governa o norte e protege o império dos vikings das Geleiras Eternas; e o clã Seiryu governa o leste e protege o império dos piratas e dos gyojins (povo peixe).
As famílias são a principal unidade social do império, tanto isto é verdade que o nome da família vem antes do nome das pessoas. Os clãs são formados por famílias que usam o mesmo mon (brasão) para serem identificados. A história do Império Outonal está intimamente relacionada com a história e ações dos clãs maiores, eles são a força motora dos eventos que formam a história. As famílias dos clãs maiores fazem parte do império desde o seu nascimento, elas ajudaram a construir o mundo como ele é hoje, seja com acertos, seja com erros.
As famílias mais importantes do império dão nome aos clãs. As mesmas famílias possuem dezenas ou até centenas de ramificações, a família mais importante é conhecida como principal, é dela que um líder de clã surge, seus filhos são herdeiros de títulos como o de Shugo e Daimyou. Os irmãos e irmãs do Daimyou são membros das famílias secundárias podendo alcançar grande prestígio dentro e fora do país, os kuges e onmyoujis costumam ser das famílias secundárias. Todos os outros parentes são membros da famílias terciárias e formam a massa de mushas, soldados, administradores e todos os serviços necessários para mover as atividades do clã.
Daimyou, o líderes do clã. Todos os clãs são liderados e governados por um daimyou. O daimyou está acima dos shotainushis das famílias e clãs que lhe devem obediência e serviço. Os daimyous são poderosos o suficiente para decidir sobre a vida e a morte de seus subordinados, arranjar casamentos, ordenar seppukus etc. Toda a estrutura do clã é definida pelo daimyou.
Cores. As famílias possuem duas cores, a principal é usada de modo extensivo e a secundária para os detalhes da vestimenta.
Escolas. Todas as escolas a que os membros do clã têm acesso sem precisar de política, elas são ofertadas a todos os membros.
Mon, o brasão da família. O brasão da família é carregado nas costas, bordados ou estampados.
Shotainushi, o chefe da família. Todas as famílias possuem um líder que comanda seus membros, este líder é o shotainushi. Na maioria das famílias a posição é assumida pelo esposo ou esposa do daimyou, eles cuidam das questões domésticas, ou seja, dos papéis que os membros das casas devem ter em relação aos outros membros da casa. Eles também cuidam das finanças, dos negócios da família, arrumar pretendentes para os jovens etc.
Família principal (-ka). Formada pelo líder da família (shotainushi), seu companheiro e seus filhos. Quando o herdeiro assume o controle da família, seus irmãos e irmãs passam a compor as famílias secundárias junto de seus companheiros e filhos. Contudo, antes de assumir o controle da família até mesmo o herdeiro é tido como família secundária, e como as coisas sempre complicam, vez por outra o shotainushi escolhe um dos filhos mais novos para assumir a liderança, o que acaba provocando guerra entre o herdeiro tradicional e o herdeiro escolhido, as facções dentro da família e até do clã entrem em conflitos pelo poder.
Famílias secundárias (-ke). Todos os parentes do shotainushi que não sejam seus filhos são considerados famílias secundárias. Estas famílias têm o dever se servir a família principal e obedecer às ordens do shotainushi.
Lar. Os clãs e as famílias possuem uma região para administrar, em geral este local contém a vila ou cidade onde o clã surgiu, o seu lar ancestral. Mesmo que os membros das famílias nobres nasçam em castelos milenares, todo o domínio em torno costuma pertencer ao clã também.
Aparência. O sangue é forte em Akiteikoku e as pessoas que nascem dentro de um clã tendem a possuir características em comum, como a cor dos olhos e cabelos ou mesmo porte físico. As vestimentas e as cores que usam servem para o rápido conhecimento das pessoas comuns e entre seus iguais.
Comportamento. A educação que os samurais recebem dentro de suas casas e escolas formam o comportamento do grupo. Eles possuem emoções, sentimentos e reações em comum que definem seus membros, as pessoas sabem o que esperar de um Shishi e um Hebi, sabem que um Shishi é pragmático e pouco afeito a conversas inúteis, já um Hebi é uma pessoa que vai dizer o que as pessoas gostam de ouvir, mas nunca dirá o que pensa.
Ujigami. O kami que protege o clã costuma ser o fundador do clã, mas pode ser um kami que tenha conceitos em comum e foi adotador pelo clã.
Musha. Os guerreiros do clã, como são treinados, as escolas que frequentam, as armas que usam, onde atuam e como lutam.
Onmyouji. Os magos do clã, o caminho de magia preferido, as magias que os caracterizam, as escolas que frequentam.
Kuge. Os diplomatas do clã. Este tópico trata das escolas onde estudam, quais linhas de negociação seguem, quais caminhos das artes se dedicam, quais tipos de majutsus usam.
Haibatsu, as facções
Apesar dos membros do clã deverem lealdade ao daimyou e shotainushi de seus clãs e famílias, há diferentes maneiras de se fazer isso. As haibatsus representam os ideais políticos e econômicos dentro das famílias e clãs, que lutam para conseguir influência sobre o daimyou e shotainushi, a fim de adquirir benefícios e privilégios deles.
Em termos de jogo, cada clã terá pelo menos 3 facções disponíveis sendo uma reacionária, uma conservadora e uma progressista. As facções reacionárias buscam aproximar o clã de sua origem, mantendo os ideais e motivações que possuíam quando o clã foi formado. As conservadoras tentam manter as coisas como estão, sem voltar as glórias e privilégios do passado e evitar que o clã mude demais ao abraçar os movimentos sociais e políticos atuais. As facções progressistas desejam mudar os objetivos e metas do clã para se adequar ao mundo contemporâneo, em geral, coisas como o fim dos privilégios samurais e igualdade entre as pessoas, liberdade religiosa, econômica social.
Os nomes das facções sempre terminam com o sufixo -hai.