Hyuuga-jinguu, o santuário do raio solar
O santuário mais importante do Kamido por ser onde repousa o shintai de Tayoushin-no-megami, a deusa do sol e ancestral da família imperial. A Saiou, a miko mais importante do império, passa anos neste santuário. Hyuuga-jinguu é um complexo de templos interligados por estradas.
Setsumatsusha, os templos filiais. São templos pequenos ou em miniatura, eles medem cerca de 1,8 metro quadrado, e ficam sob os cuidados dos templos maiores devido a conexão entre os kamis. Em geral, os grandes templos são dedicados aos kamis mais importantes e os setsumatsusha aos seus pajens, aias, entre outros tipos de relacionamentos.
Rio dos cinco sinos.
Shinsha, os templos
Taiyoushin-sha, o templo da deusa do sol. O templo principal do santuário é dedicado a deusa do sol, Taiyou-no-megami. Somente hahuris e membros da família imperial podem entrar neste edifício. É dentro dele que os hahuris guardam a Kusanagi-no-tsurugi, o shintai da própria deusa.
Asahi-sha, o templo do sol nascente. O templo para adoração de Kairuhime fica na Capital do Oeste e é administrado pelo Kusanagi-shi (clã Kusanagi).
Fuushin-sha, o templo do deus do vento. Templo dedicado ao deus do vento Fuushin.
O santuário dedicado a deus do sol teve início quando a própria deusa disse a Kairuhime onde desejaria morar, o local escolhido sobre a planície central do império e ali foi construído o primeiro templo dedicado a Taiyou-no-megami. Kairuhime se tornou a primeira Saiou da deusa e por tradição apenas mulheres assumem a função.
Festivais
Saiou Matsuri, o festival da Saiou.