Atributos
Os atributos, ou características, são números que estabelecem proporções para o jogo de um personagem. Esses números dizem como é o personagem no mundo de jogo quando comparado com outros, com criaturas e até objetos.
São oito atributos dividido em físicos e mentais. Os atributos aqui apresentados são compatíveis com todos os RPGs lançados pela Editora Daemon. O jogador tem 100 pontos para distribuir entre os oito atributos, mais um ponto por nível que ele alcançou. Tente distribuir os pontos de acordo com o personagem idealizado, os números não são importantes, o importante é que eles expressem suas ideias.
Os valores máximos que um atributo pode ter, bem como o valor mínimo são determinados pela raça escolhida pelo jogador.
Atributos Físicos
Estes atributos descrevem o quão forte, ágil e a saudável um personagem é. São as características principais para um personagem de ação.
Constituição (CON)
Determina o vigor, a saúde e condição física do personagem. Geralmente, personagens com baixos valores de CON são pouco robustos. Valores altos de CON garantem uma aparência saudável ou mesmo um corpo musculoso. A constituição faz parte dos cálculos para quantificar os PVs de um personagem, sendo diretamente proporcional, quanto maior a CON maior a quantidade de PVs. Os testes de CON envolvem resistir a venenos, ao cansaço, rigores do clima e torturas físicas. Mede a saúde e resistência a dor. Indica por quanto tempo o personagem pode manter um esforço físico e quanto dano ele aguenta.
Força (FOR)
A medida de força física, a capacidade muscular do personagem. A força não influi tanto na aparência física do personagem quanto a constituição. A FOR, como a CON participa do cálculo de pontos de vida. Quanto maior o valor de FOR, mais PVs um personagem terá. O dano do personagem também é afetado pela FOR, seus ataques com armas de combate corporal. O peso máximo que um personagem pode carregar ou levantar é definido por este atributo.
Destreza (DES)
A habilidade manual do personagem, sua acuidade com os movimentos das mãos, pés e tentáculos. A DES define a capacidade de manipular objetos. Altos valores de destreza permitem um personagem lidar melhor com objetos como armas, ferramentas, instrumentos delicados e agarrar objetos em pleno ar.
Agilidade (AGI)
A rapidez, graça corporal e equilíbrio, a AGI vale para todo o corpo do personagem. Quanto maior o valor neste atributo mais rápido o personagem corre, o equilíbrio dele é maior, ele dança com mais graça e se suas chances de se esquivar são maiores. A velocidade e os reflexos corporais são medidos pela AGI.
Atributos Mentais
Esses atributos representam a capacidade mental do personagem, incluindo sua memória, atenção e suas habilidades de aprender e pensar.
Inteligência (INT)
A inteligência representa tanto a memória quanto as capacidades de pensar e aprender. É importante quando se usa perícias que requerem complexos processos mentais. Ela influi no entendimento do personagem, na sua capacidade de racionalizar e avaliar. Em suma é o nível de profundidade e flexibilidade de pensamento.
Baixa inteligência indica dificuldade de aprendizado e de entendimento lógico. Personagens com alta INT são capazes de desenvolver planos, prever acontecimentos a partir de fatos e de separar a verdade da mentira.
Sabedoria (SAB)
A capacidade de concentração e a determinação do personagem. Altos valores de SAB permite resistir a tortura, pânico, hipnose, tentações e controle mental. Descreve a capacidade de reagir rápida e corretamente a novas situações. É de certa forma a esperteza do personagem. Uma visão mais complexa pode entender a SAB como astúcia, sagacidade e capacidade de entender e dirimir problemas em seus termos mais básicos. Baixos valores de SAB indicam que o personagem é enganado com facilidade por ser ingênuo. Valores altos tornam o personagem capaz de reagir rapidamente, racionalizar problemas em busca de respostas. A SAB permite, se observado o inimigo ou o problema, avaliá-lo e conhecê-lo.
Carisma (CAR)
O CAR mede a aptidão em envolver e fascinar os outros. Usa-se o CAR para criar um efeito emocional nas pessoas e levá-las a confiar no personagem. Este atributo reflete uma personalidade forte, mas não manipuladora, e o poder de persuasão. É uma combinação de postura, charme e poder de influência.
Percepção (PER)
Este atributo indica a consciência do personagem quanto ao ambiente a sua volta. Embora seja muitas vezes uma ação consciente, como quando se procura por algo, a PER funciona mais intuitivamente, como quando se nota algo. Em termos simples, PER é uma sensibilidade ao mundo, um hábito de manter os sentidos em alerta.
Números de Teste
A qualquer momento do jogo, o mestre pode exigir de um jogador um teste de atributo para descobrir se ele é capaz de fazer alguma coisa. O atributo testado vai depender da natureza da ação: arrombar uma porta vai exigir um teste de FOR; copiar um mapa exige um teste de DES; e “levar no papo” uma secretária de um político para obter informações sigilosas requer um teste de CAR.
Os valores dos atributos variam de 1 a 100 ou mais, mas para a maioria dos personagens eles ficam entre 10 e 30. Para testá-los é necessário encontrar o número de teste. Esse número é igual ao valor do atributo multiplicado por quatro, e é dado em porcentagem, normalmente algo entre 40% e 120% (não há problemas em se passar de 100%). Esse será o número de teste, em porcentagem. Anote os números de teste ao lado dos atributos correspondentes na ficha de personagem.