Uma-shi, o clã dos cavalos

O clã do cavalo tem membros alegres, leais e sociais, atuando como comunicadores e mensageiros. Os Cavalos são notáveis cavaleiros e arqueiros. Bem-humorados e piadistas, mas também egoístas. Filantropos, políticos, diplomatas, artistas, comediantes e atores.

Suserano: Suzaku Tomoe
Daimyou: Uma Shingen
Escolas: Bakotsu Ryuu
Mon: cavalo
Cores:

A origem do clã Uma é nas terras dos cavaleiros Humi, após a invasão Humi ser bem-sucedido, o povo das estepes e os filhos do sol se misturaram as relações de comércio, indústria, cultura e até famílias, com a retomada do trono pelo clã Ookami, os Humi foram expulsos pela união dos clãs samurais, ninjas e hahuris. Contudo, aqueles que possuíam família constituída, amavam suas esposas e maridos, amavam seus filhos decidiram abandonar sua antiga vida e se manter como súditos do imperador. As habilidades de montaria e arquearia dos Humi foram compiladas sob o brasão do cavalo e receberam o nome de Uma, sob a autoridade do clã Suzaku.

Uma-ka, a família principal.
Uma-ke, as famílias secundárias.
Uma-no-han, a província dos cavalos. O han dos Uma fica no centro da região sul, onde há as planícies.
Aparência. Os membros do clã do Cavalo tendem a ter a pele morena, os cabelos e olhos pretos, de constituição física esbelta, donos de largos sorrisos. Como uma referência ao brasão de seu clã, eles gostam de manter os cabelos presos em rabos-de-cavalo ou trançados como seus primos Humi, raramente usam os cabelos curtos ou soltos.
Comportamento. Umas possuem fortes laços familiares, eles são independentes, impulsivos e entusiasmados, mas são pessoas rebeldes, ansiosos e teimosos. A liderança flui em seus membros, a comunicação é uma característica facilmente notada entre os Cavalos, eles gostam de estar em movimento e sempre tem o pior de sua personalidade exposta quando são colocados em trabalhos sedentários ou repetitivos. A competitividade surge sempre que estão com pessoas das quais gostam, jogos de velocidade ou acuidade mental os colocam para disputar a vitória, são péssimos vencedores, sempre escarnecendo dos perdedores, mas são ótimos perdedores, aceitando a derrota e elogiando as habilidades do vencedor.
Fukurokuju-no-ujigami. O ancestral dos cavalos é Uma Fukurokuju. Ele representa a longevidade e sabedoria e é imaginado sendo um homem velho, com longas barbas brancas, segurando um bastão com um pergaminho preso a ele. Venerar as estátuas ou pinturas de Fukurokuju traz longevidade e inteligência para quem o faz.
Kuge. A terceira carreira mais procurada pelos membros do clã Uma é a de kuge. A política é importante para todos os clãs, mas os Uma preferem viverem isolados em suas planícies ou viajando pelo império em missões, o que lhes confere uma ambiguidade, mesmo que gostem de viver isolados nos campos sob uma montaria, eles gostam também de viajar, de ver as paisagens do império e conhecer as estradas de cada região. Seguir a vida de político lhes permite conhecer as cortes e as paisagens. A vida nômade dos Uma sempre lhes permite oferecer conversas agradáveis sobre as mais diversas regiões e hábitos do império. Eles costumam ser bem-humorados e alegres, sempre falando com empolgação sobre os mais diversos assuntos.
Os kishis, também conhecidos como uma-no-kishis, os cavaleiros Uma são respeitados em todo o império pela sua destreza com o arco e habilidade de montaria. O exército de cavaleiros do clã Uma é conhecido como Uma-no-kiheitai constituído por 5 divisões. Os kishis são treinados com o Uma Ryuu em técnicas de montaria, arquearia, movimentação e estrebaria.
Musha. Os mushas do clã Uma costumam fazer a guarda de templos, cidades e castelos, a principal força militar do clã são os kishis (cavaleiros) e os mushas atuam como seguranças e guardiões. Como o Uma Ryuu é voltado para a arquearia e montaria, os mushas só clã praticam o Suzaku Ryuu.
Onmyouji. Herdando o conhecimento dos mahoutsukais do clã Suzaku, os magos do clã do cavalo dominam o Kado (caminho do fogo). Estes magos trabalham para o Ministério do Oculto, em associações de comerciantes, de industrialistas e prestando serviços. Nas cidades, os magos trabalham na administração pública ou privada, alguns poucos atuam nas indústrias. Os mahoutsukais do clã são especialistas no Kado (caminho do Fogo).

História

O clã foi fundado por Uma Yoshimitsu, o criador do Bakotsu Ryuu, com a autorização do imperador X.
O primeiro daimyou do clã foi Uma Yoshikiyo um musha de pai akijin e mãe Humi, um notável cavaleiro, ele assumiu o nome Uma e jurou lealdade eterna de seu clã ao imperador e ao clã Suzaku. O clã se destaca pelos arqueiros e cavaleiros, o uso da katana costuma ser apenas cerimonial, eles são tidos como os melhores cavaleiros do império e sua habilidade com o arco perde apenas para os membros mais habilidosos do clã Suzaku. Uma das responsabilidades do clã, dada a eles pelo próprio imperador, é a comunicação entre todas as regiões do império, por isso não é incomum ver membros do clã Uma viajando por todos os países, cidades e vilas.
O principal templo em Uma-no-han é dedicado a Tengri, o deus do céu para o povo Humi, mesmo que eles tenham se submetido ao império sua fé ainda é no grande céu azul. O shamanismo é bastante praticado e respeitado nas Terras dos Cavalos, os shamans gozam de relativa autoridade com as pessoas comuns e são tratados com deferência pelos samurais.
Mesmo que os Humi tenham sido expulsos do império, os Uma ainda os consideram primos e evitam lutar contra seus parentes, a violência entre eles só ocorre quando alguém perde a paciência, os Humi veem os Uma como primos também, mas os consideram fracos por terem se submetido ao imperador. O pântano que separa o Império Outonal da Zona Bárbara também separa os filhos do céu e do sol, como o clã Uma é conhecido pelos Humi, pois eles possuem o sangue de seus ancestrais, mas também o sangue dos akijins.

Uma-no-haibatsu, as facções dos cavalos

Aliados das serpentes

Yagi-shi, o clã da cabra. As Cabras servem ao mesmo daimyou que os Cavalos e dividem ancestralidades fora das terras que administram, as Cabras vieram do norte após se separarem dos Genbu e os Uma tem sua origem na Zona Bárbara, ambos são estrangeiros para os nativos, mesmo que estejam a séculos vivendo entre eles. Contudo, a afinidade dos clãs Yagi e dos Uma são se limita a origem diversa, eles também dividem o amor pelo produto de seus trabalhos.
Inu-shi, o clã do cão. Os Cavalos e os Cães se dão muito bem no campo de batalha e nas cortes. Os dois clãs possuem membros dispostos à ação, a diversão e a dividir sorrisos. Os dois clãs possuem algumas similaridades que os aproximam, os Inu formam um clã que divergente da família imperial e o clã Uma abandonou seus compatriotas Humi para viver no império, os dois tiveram de sair de suas casas para servir, eles entendem de sacrifícios.
Shishi-shi, o clã do leão. A lealdade ao império e o seu senhor faz dos Leões amigos próximos dos Cavalos, eles construíram exércitos fortes para proteger o imperador e amam o seu povo. Os Leões entendem o que é lealdade.

Inimigos das serpentes

Nezumi-shi, o clã do rato. Os Ratos do norte são pessoas que acreditam estar acima dos outros, eles são bons administradores, mas não passam disto, eles não possuem um exército para proteger seu senhor, o império ou o imperador, tudo o que possuem é sua suposta inteligência, mas de nada adiantará quando suas cabeças estiverem rachadas. O senso de superioridade que demonstram sempre que falam ainda será enfiado goela abaixo. Eles nos menosprezam por atuarmos como mensageiros acreditam que nosso amor aos animais é fraqueza, mas nenhum deles fala muito quando nossos cavalos estão por cima deles ou quando nossas flechas lhes enchem o peito.
Ushi-shi, o clã do boi. Os Bois seriam boas pessoas se não vivessem sob a má influência dos Ratos, eles são um clã novo, com pessoas simples como nós, mas decidiram viver sob Ratos. A falsa força que demonstram ao mundo é fruto da convivência com os Nezumi, eles fariam muito bem a si mesmos se tratassem os Ratos como ratos, mas enquanto forem o gado deles sentiram o nosso desprezo.