Uma-shi, o clã dos cavalos
O clã do cavalo tem membros alegres, leais e sociais, atuando como comunicadores e mensageiros. Os Cavalos são notáveis cavaleiros e arqueiros. Bem-humorados e piadistas, mas também egoístas. Filantropos, políticos, diplomatas, artistas, comediantes e atores.
Suserano: Suzaku Tomoe
Daimyou: Uma Shingen
Escolas: Bakotsu Ryuu
Mon: cavalo
Cores:
A origem do clã Uma é nas terras dos cavaleiros Humi, após a invasão Humi ser bem-sucedido, o povo das estepes e os filhos do sol se misturaram as relações de comércio, indústria, cultura e até famílias, com a retomada do trono pelo clã Ookami, os Humi foram expulsos pela união dos clãs samurais, ninjas e hahuris. Contudo, aqueles que possuíam família constituída, amavam suas esposas e maridos, amavam seus filhos decidiram abandonar sua antiga vida e se manter como súditos do imperador. As habilidades de montaria e arquearia dos Humi foram compiladas sob o brasão do cavalo e receberam o nome de Uma, sob a autoridade do clã Suzaku.
Uma-ka, a família principal.
Uma-ke, as famílias secundárias.
Uma-no-han, a província dos cavalos. O han dos Uma fica no centro da região sul, onde há as planícies.
Aparência. Os membros do clã do Cavalo tendem a ter a pele morena, os cabelos e olhos pretos, de constituição física esbelta, donos de largos sorrisos. Como uma referência ao brasão de seu clã, eles gostam de manter os cabelos presos em rabos-de-cavalo ou trançados como seus primos Humi, raramente usam os cabelos curtos ou soltos.
Comportamento. Umas possuem fortes laços familiares, eles são independentes, impulsivos e entusiasmados, mas são pessoas rebeldes, ansiosos e teimosos. A liderança flui em seus membros, a comunicação é uma característica facilmente notada entre os Cavalos, eles gostam de estar em movimento e sempre tem o pior de sua personalidade exposta quando são colocados em trabalhos sedentários ou repetitivos. A competitividade surge sempre que estão com pessoas das quais gostam, jogos de velocidade ou acuidade mental os colocam para disputar a vitória, são péssimos vencedores, sempre escarnecendo dos perdedores, mas são ótimos perdedores, aceitando a derrota e elogiando as habilidades do vencedor.
Fukurokuju-no-ujigami. O ancestral dos cavalos é Uma Fukurokuju. Ele representa a longevidade e sabedoria e é imaginado sendo um homem velho, com longas barbas brancas, segurando um bastão com um pergaminho preso a ele. Venerar as estátuas ou pinturas de Fukurokuju traz longevidade e inteligência para quem o faz.
Kuge. A terceira carreira mais procurada pelos membros do clã Uma é a de kuge. A política é importante para todos os clãs, mas os Uma preferem viverem isolados em suas planícies ou viajando pelo império em missões, o que lhes confere uma ambiguidade, mesmo que gostem de viver isolados nos campos sob uma montaria, eles gostam também de viajar, de ver as paisagens do império e conhecer as estradas de cada região. Seguir a vida de político lhes permite conhecer as cortes e as paisagens. A vida nômade dos Uma sempre lhes permite oferecer conversas agradáveis sobre as mais diversas regiões e hábitos do império. Eles costumam ser bem-humorados e alegres, sempre falando com empolgação sobre os mais diversos assuntos.
Os kishis, também conhecidos como uma-no-kishis, os cavaleiros Uma são respeitados em todo o império pela sua destreza com o arco e habilidade de montaria. O exército de cavaleiros do clã Uma é conhecido como Uma-no-kiheitai constituído por 5 divisões. Os kishis são treinados com o Uma Ryuu em técnicas de montaria, arquearia, movimentação e estrebaria.
Musha. Os mushas do clã Uma costumam fazer a guarda de templos, cidades e castelos, a principal força militar do clã são os kishis (cavaleiros) e os mushas atuam como seguranças e guardiões. Como o Uma Ryuu é voltado para a arquearia e montaria, os mushas só clã praticam o Suzaku Ryuu.
Onmyouji. Herdando o conhecimento dos mahoutsukais do clã Suzaku, os magos do clã do cavalo dominam o Kado (caminho do fogo). Estes magos trabalham para o Ministério do Oculto, em associações de comerciantes, de industrialistas e prestando serviços. Nas cidades, os magos trabalham na administração pública ou privada, alguns poucos atuam nas indústrias. Os mahoutsukais do clã são especialistas no Kado (caminho do Fogo).
História
O clã foi fundado por Uma Yoshimitsu, o criador do Bakotsu Ryuu, com a autorização do imperador X.
O primeiro daimyou do clã foi Uma Yoshikiyo um musha de pai akijin e mãe Humi, um notável cavaleiro, ele assumiu o nome Uma e jurou lealdade eterna de seu clã ao imperador e ao clã Suzaku. O clã se destaca pelos arqueiros e cavaleiros, o uso da katana costuma ser apenas cerimonial, eles são tidos como os melhores cavaleiros do império e sua habilidade com o arco perde apenas para os membros mais habilidosos do clã Suzaku. Uma das responsabilidades do clã, dada a eles pelo próprio imperador, é a comunicação entre todas as regiões do império, por isso não é incomum ver membros do clã Uma viajando por todos os países, cidades e vilas.
O principal templo em Uma-no-han é dedicado a Tengri, o deus do céu para o povo Humi, mesmo que eles tenham se submetido ao império sua fé ainda é no grande céu azul. O shamanismo é bastante praticado e respeitado nas Terras dos Cavalos, os shamans gozam de relativa autoridade com as pessoas comuns e são tratados com deferência pelos samurais.
Mesmo que os Humi tenham sido expulsos do império, os Uma ainda os consideram primos e evitam lutar contra seus parentes, a violência entre eles só ocorre quando alguém perde a paciência, os Humi veem os Uma como primos também, mas os consideram fracos por terem se submetido ao imperador. O pântano que separa o Império Outonal da Zona Bárbara também separa os filhos do céu e do sol, como o clã Uma é conhecido pelos Humi, pois eles possuem o sangue de seus ancestrais, mas também o sangue dos akijins.