Shishi-shi, o clã dos leões
Antes de subir as montanhas da região leste governada pelos Seiryu é preciso passar pelas planícies guardadas pelos leões. Eles atuam como milícia e mantenedores da ordem na região leste. Os membros do clã gozam da fama de corajosos, resilientes e com aparente nobreza. Diplomatas, políticos, oficiais de exércitos, poetas, pintores, atores e filósofos.
Suserano: Seiryu Ieyasu
Daimyou: Shishi Daichi
Escolas: Komainu Ryuu
Mon: a cabeça de um leão
Cores: Amarelo escuro como principal e Azul escuro nos detalhes. O único clã que pode usar a cor amarela pertence ao imperador, mas durante muitas ocasiões os Shishi protegem o imperador e sua família, assim, eles receberam autorização para usar o amarelo escuro como cor principal
Daimyou: Shishi Daichi
Escolas: Komainu Ryuu
Mon: a cabeça de um leão
Cores: Amarelo escuro como principal e Azul escuro nos detalhes. O único clã que pode usar a cor amarela pertence ao imperador, mas durante muitas ocasiões os Shishi protegem o imperador e sua família, assim, eles receberam autorização para usar o amarelo escuro como cor principal
O clã Shishi é considerado a mão direita do imperador, em todas as situações que a capital foi tomada e a família imperial foi obrigada a fugir e se esconder, foram os Shishi que os protegeu e lutou pela sua volta ao poder.
Shishi-ka, a família principal. O caminho do guerreiro é a essência do clã Shishi e a família principal é a referência para as famílias secundárias. Os membros da família principal são conhecidos pelo seu apego as tradições, conservadorismo, força para manter as coisas como são e resistência contra os liberais e progressistas.
Shishi-ke, as famílias secundárias. Seguindo os passos da família principal, os membros das famílias secundárias preferem o caminho do aço, portando katanas e percorrendo o império levando a justiça do imperador. Os poucos magos e kuges advém das famílias secundárias, eles são tratados com receio pelos mushas, mas são tolerados porque a política é necessária para lidar com os outros clãs e a magia é uma força que pode mudar cenários em batalhas.
Shishi-no-han, a província dos leões. O han dos Shishi fica na parte ocidental de Seiryu-no-kuni, onde ficam as planícies antes da Cordilheira do Dragão. Os fazendeiros da província produzem com trabalho pesado, seguindo o exemplo dos membros do clã Shishi, que se dedicam a tudo o que fazem com extremo esmero. Shishi-no-han fica dentro da Planície Branca, com o solo mais fértil do império, eles produzem muitos cerais e grãos, o suficiente para sustentar seu exército e exportar para todo Akiteikoku.
Aparência. Os Shishi são pessoas robustas com corpos fortes. Seus cabelos são sempre negros, escuros como noites sem lua. As mulheres do clã não ficam atrás dos homens quanto a músculos e força, elas são temidas pelos homens dos outros clãs, que preferem buscar esposas nos Hakuchou e Usagi, chamando as mulheres do clã Shishi de leoas.
Comportamento. Os Shishi são pessoas práticas, pouco afeitas a conversas sem direção ou que seja perda de tempo. Eles são conservadores e respeitam a etiqueta outonal, mas a usam no mínimo possível, nunca a elevando a condição de arte. Os Shishi são sisudos e sérios, os outros clãs acreditam que eles só não são iguais aos simples Ushi ou os desatentos Koi porque sabem se comportar nas cortes, mesmo que seja no mínimo possível. Pessoas leais, usuários de poucas palavras, mas que se comunicam com olhares pesados e ações. A família é a coisa mais importante para os Shishi e fazer amizade com um deles é como entrar para a família, nada no mundo pode ficar entre um Shishi e sua família sem sofrer consequências.
Komainu-no-ujigami.
Kuge. Os mushas do clã desprezam os magos, mas os políticos são menos do que comerciantes para um Shishi. Um leão que não luta, mas fala como uma serpente não merece viver. Aqueles que buscam o caminho da diplomacia sofrem nas comunidades Shishi e acabam vivendo de corte em corte, buscando cumprir seu papel de levar recursos para as planícies douradas dos Shishi, mesmo que desprezados pelos seus irmãos.
Musha. Os preceitos do guerreiro se refletem nas ações de todas as pessoas da província, sejam camponeses ou samurais. No clã Shishi, os mushas são a esmagadora maioria, havendo pouco espaço para magia ou política. Os outros clãs buscam guarda-costas entre os membros dos Shishi devido a disciplina que eles possuem quando estão fazendo qualquer coisa, além disso o estilo do clã, o Komainu Ryuu, preza pela vitória com um golpe fazendo deles protetores letais.
Onmyouji. Os parcos magos dos Shishi dominam o Kado, o caminho do fogo, para tanto eles precisam estudar em escolas de magia de outros clãs, principalmente no sul, onde os especialistas em Kado vivem, mas eles podem buscar aprender em outras escolas de magia. Onmyoujis do clã costumam ser desprezados pelos mushas e muitos deles levam anos para se provarem aos colegas em batalha ganhando o respeito que esperam receber.
História
Os leões sempre tiveram uma veia com sangue de musha, desde o surgimento do império os Dragões Azuis souberam como usar esta natureza voltada a beligerância. Os Shishi foram heitais (soldados) desde o começo.
Shishi no haibatsu, as facções dos leões
Namahage, a casca crua. Namahage são onis que possuem jubas como a dos leões. Os membros da facção Namahage usam palha sobre os ombros para emular uma juba, eles usam máscaras para cobrir suas bocas com desenhos de bocas de onis.
Aliados dos ratos
Uma-shi, o clã do cavalo. O clã dos Cavalos é responsável pela comunicação do império, é por causa deles que somos uma unidade contra o mundo e contra os invasores. As necessidades dos Uma são as necessidades do império e devemos sempre os proteger, mesmo que sejam estrangeiros, eles foram escolhidos pelo imperador e, portanto, tem sua honra garantida pelo Filho-do-sol.
Inu-shi, o clã do cão. Os Inu tiveram com o daimyou Byakko durante a formação do clã Shishi, eles intercederam por nós e nós nunca nos esqueceremos disso, eles têm a nossa eterna gratidão e favores. A lealdade dos Inu para conosco e com o império faz com que eles sejam os mais próximos a nós.
Inoshishi-shi, o clã do javali. Os melhores médicos atendendo os melhores guerreiros, os Javalis são um recurso tão importante para nossos musha quanto nossas katanas, e eles sempre gozaram de nossa amizade.
Inimigos dos ratos
Saru-shi, o clã do macaco. O Macaco possui membros com a cabeça fraca, interessados em fazer as coisas como se fossem brincadeiras, eles não são pessoas sérias, pensam e agem como crianças, então devem ser tratadas como tal. Eles têm origem entre comerciantes, gente que não produz nada e vivem do trabalho alheio, eles não são guerreiros e não merecem atenção alguma, apenas aço.
Yagi-shi, o clã da cabra. Os membros do clã Yagi possuem o espírito dos artistas, mas não se dedicam a isso e acabam por serem artistas menores, engrossando as fileiras de mendigos tocando nas ruas e em casas de moral duvidosas. Suas habilidades de forja foram conquistadas no norte, em Genbu-no-kuni, e deveriam ser gratos pela eternidade aos membros do clã Genbu, mas quando surgiu a primeira oportunidade fugiram para o sul e se esconderam sob as asas dos Suzaku.