Saru-shi, o clã dos macacos

Os Saru atuam como administradores da região oeste, eles tratam dos impostos e distribuição dos recursos. As terras de Byakko-no-kuni alimentam o império e isso faz com que os macacos sejam muito importantes ao cuidar dos armazéns e da logística.

Suserano: Byakko Hideyoshi
Daimyou: Saru Sugriva
Escolas: Shoujou Ryuu
Mon: macaco
Cores:

Descrição

Saru-ka, a família principal. Formada principalmente por samurais mushas e onmyoujis, eles atuam como administradores e comerciantes.
Saru-ke, as famílias secundárias. A maioria dos Saru são políticos, ou seja, são kuges.
Saru-no-han, a província dos macacos.
Aparência. Os homens gostam de manter os cabelos curtos e costeletas fartas, mas rentes ao rosto.
Comportamento. Os membros do clã são pessoas criativas e inteligentes, além de serem bastante curiosos e uma afirmação comum entre os outros clãs é a de que se os macacos não fossem tão curiosos, eles seriam a família imperial. Agentes imobiliários, comerciantes, artesãos.
Hanuman-no-ujigami. O deus-macaco do Rishido é patrono do clã Saru, ele é filho de Fuushin, o deus do vento.
Kuge. O comércio e a administração são os principais caminhos seguidos pelos Saru, pelo menos em todos os clãs importantes há um Saru bugyou, diplomata ou negociante.
Musha. O bastão é a arma que os Saru dominam melhor. Não há relatos de nenhum outro clã que use o soujutsu como os Saru. O Shoujou Ryuu conta com as melhores técnicas com bastão, técnicas muito competentes com a katana e técnicas de movimento muito eficazes.
Onmyouji.

História

Saru-no-haibatsu, as facções dos cavalos

Aliados dos macacos

Nezumi-shi, o clã do rato. Os Saru possuem admiração pelos Nezumi porque eles entendem a necessidade de fazer mais do que balançar espadas por aí, administrar as regiões do império e abrir mão do orgulho para servir nossos senhores é a verdadeira obrigação dos samurais. Os Nezumi são as pessoas mais imaginativas e criativas do império, ser amigo deles é como viver em um mundo de histórias e soluções heterodoxas.
Koi-shi, o clã da carpa. Os Koi formam um clã diferenciado, com indivíduos que buscam soluções especiais para problemas especiais, eles aprenderam com os estrangeiros a construir navios e hoje formam a marinha do império. Eles viajam pelas 1004 ilhas, ouvem suas histórias e trazem seus conhecimentos. Quantas coisas incríveis não passam pelos olhos e ouvidos dos Koi? Como não ser amigo de alguém que traz tantas histórias consigo?
Hebi-shi, o clã da serpente. As pessoas comuns e muitos clãs não gostam dos Hebi, eles são pessoas que sabem usar a retórica e confundir aqueles que não sabem ler as entrelinhas. Contudo, eles são espertos, inteligentes e sempre surpreendentes com respostas criativas e raciocínio rápido, nós gostamos de ver o quanto eles conseguem ensinar apenas com o seu modo de ser.

Inimigos dos macacos

Inoshishi-shi, o clã do javali. Os Inoshishi são importantes recursos para o imperador, os melhores médicos que conhecemos, mas são conservadores até no modo de pensar, deve ser pela vertente técnica que possuem, afinal médicos não possuem muita margem para inovar, mas é realmente necessário que sejam sempre tão introvertidos?
Shishi-shi, o clã do leão. Os Shishi são rudes, chatos e não aceitam que os outros sejam descontraídos, estão sempre sérios e segurando o cabo da espada, incapazes de entender piadas ou de resolver problemas que não demandem de combate. Eles são como os rakshasas da montanha Dronagiri, pessoas belicosas e temperamentais.