Misaki, os arautos divinos
Os kami-sama são deidades de enorme poder e prestígio, eles não podem abandonar suas incumbências como soberanos em seus reinos ou áreas de atuação para ajudar todo mortal que lhes peça ajuda. Para estes casos, os kami-sama enviam os misaki, os arautos divinos.
Misaki são o mais próximo que o Kamido possui de anjos, eles são criaturas que falam e atuam em nome de uma divindade, criaturas poderosas e sábias enviadas para ajudar os mortais e guiá-los nos momentos de dificuldade.
Cada kami-sama possui um animal predileto e seus misaki possuem características destes animais, ou assumem formas totalmente animais. Os seguidores de um deus e seus templos consideram os animais preferidos de cada deus sagrado e evitam molestar, desrespeitar e matar estes animais. Por exemplo, Taiyoushin gosta de lobos, Tsukishin de corvos e Arashishin de golfinhos.
Hakaze, as possessões espirituais. Em Shikoku, essas possessões espirituais são chamadas de hakaze, e diz-se que humanos e animais domésticos que as encontram ficarão doentes e, às vezes, até morrerão.
Hidarugami, o kami faminto. Refere-se a um tipo de espírito maligno que traz fome às pessoas que caminham por trilhas nas montanhas.
Yukiaigami, ou ikiaigami. É um termo geral para divindades que supostamente encontram pessoas ou animais e trazem desastres sobre eles. Diz-se que é um fenômeno misterioso encontrado em todo o Japão, mas é especialmente prevalente nas regiões de Chugoku e Shikoku.