Kamis, os espíritos puros

Kami é um conceito que trata de todas as entidades e deidades espirituais do Kamido e da sociedade akijin, este conceito engloba a ideia de kamis sendo os espíritos imortais puros, os youkais sendo os espíritos, divinos ou não, corrompidos pela kegare, a impureza, e os yuureis, os espíritos mortais.
O Kamido é focado no tratamento e culto aos kamis, mas eles atuam com yuureis também. Os youkais são tidos como espíritos que precisam de purificação e devem ser evitados se possível. A religião dos akijins é materialista, os kamis interagem com o mundo mortal possuindo objetos e criaturas, ou se manifestando em fenômenos naturais. É por meio destas possessões e manifestações que os shinshoku interpretam os desejos dos kamis.
Contudo, os kamis mais poderosos podem se manifestar por meios mais diretos, eles podem usar uma amakudari, literalmente um avatar, uma manifestação física usando uma criatura e vivendo como ela por um tempo. Os amakudari possuem as mesmas funções que um avatar, auxiliar os mortais sem interferir no livre arbítrio. Uma outra forma de guiar os mortais é usando um shinshi, um mensageiro escolhido pelo próprio kami para ensinar, guiar ou auxiliar os mortais a cumprir os desejos deles, os shinshi são conhecidos como anjos e podem assumir uma miríade de formas diferentes, mais comumente a forma de um animal em Akiteikoku.
Kamis são sinônimos de espíritos puros e um dos objetivos dos praticantes do Kamido é serem puros e limpos, isto se reflete na cultura akijin, um povo sempre preocupado com limpeza e pureza das coisas mais simples, como manter a casa limpa até as mais complexas, como se manter puro na complexa sociedade akijin.
As diversas necessidades outonais absorvem kamis em grupos de classificação, não que o kami se importe com qualquer definição que as pessoas precisam para o compreender, mas funciona para os akijins separar os kamis por características. As famílias e clãs ficam unidas por possuírem um ancestral em comum, ou kami guardião, estes chamados coletivamente de ujigamis. Os kamis que decidem ser sedentários e existirem em locais fixos são conhecidos como yashikigami.
Uma das características dos kami é a capacidade de serem divididos e manter sua essência, como a chama de uma vela que ao acender outra não é afetada. Os yorishiros são usados pelos shinshokus para criar outros templos e mesmo para criar residências espirituais temporários.
Sanshin, os três deuses. Os três kamis mais importantes são Taiyou-no-megami, Tsuki-no-mikoto e Arashi-no-mikoto, respectivamente a deusa do sol, o deus da lua e o deus das tempestades. Os três juntos são conhecidos como Sanshin, os três deuses. Taiyou-no-megami, também conhecida como Taiyoushin, é a ancestral da família imperial e a deusa mais importante do Kamido. Os kamis podem se manifestar de muitas formas no mundo de Lith, os mais próximos as pessoas podem assumir um lar em um objeto ou criatura.
Yorishiros, os substitutos. Os kamis podem ser atraídos com objetos específicos, cada um deles é único e é atraído por um objeto único também. Um yorishiro pode servir como shintai de um kami por um curto período de tempo, isto é comprovado durante os festivais, quando as pessoas carregam um yorishiro com o kami local para passear pelas ruas e receber a gratidão da comunidade.
Ujigamis, os deuses familiares. São os deuses patronos dos clãs e famílias, a maioria deles são antigos heróis fundadores de cada clã e família. Os ujigamis são mencionados nos capítulos dos clãs samurais, ninjas e shake, mas não descritos no capítulo Lendas e Mitos.
Yashikigami, os espíritos locais. Alguns kamis acabaram se afeiçoando a um local e fizeram desta sua casa, o que faz deles yashikigami, espíritos de um local específico, como montanhas, casas, estradas, lagos e rios etc. Estes kamis são descritos nos capítulos de locais e regiões deste livro.
Amakudari, os avatares. Amakudari é literalmente ‘descida celestial’, um avatar de um kami, de um kami poderoso o suficiente para criar um corpo físico e interagir em Lith. A maioria dos amakudari estiveram em Lith durante as viagens de Ookami Hiro, mas houve outras vezes em que os Amatsukamis desceram ao mundo para auxiliar os mortais com seus avatares.