Okami, o lobo

A família mais importante de Akiteikoku, o clã do imperador e seus familiares, descendentes de Taiyou-no-megami, a deusa do sol. Os Okami têm o dever de governar Akiteikoku, sobre eles estão a responsabilidade de cuidar dos akijins, cultuar os kamis e proteger as fronteiras do império. Ser um membro dos Okami é levar uma vida pública, sempre carregando as responsabilidades de todas as pessoas do império sobre si.

Shotainushi:
Escolas:
PersonOkami Ryuu
Kamon: mon
Cores: Amarela como cor principal e Branco como secundária.

Okami-ka, a família principal. A família que herda o império é a principal, seus membros assumem todas as categorias de samurais, eles são mushas, onmyoujis e kuges, eles estudam nas melhores escolas do império e costumam se destacar em todas as áreas.
Okami-ke, as famílias secundárias. Os parentes próximos ao imperador são mushas em sua maioria, mas há espaço para kuges e onmyoujis. O dever das famílias secundárias é proteger a principal, então eles estão sempre próximos a principal, muitos deles assumem posições de governantes, aias e pajens, mesmo que sejam treinados para a guerra.
Miyako, a capital. A vila natal de Ookami Hiro, desde antes da fundação do império é e sempre será o lar da família Ookami e de seu clã. Atualmente Miyako é a capital, é o local de onde as ordens são despachadas e o governo é realizado. A corte mais importante é feita na capital.
Aparência. Os membros da família possuem os cabelos bastante pretos, arrepiados quando curtos. Os olhos são sempre pretos e expressam seriedade, talvez devido ao enorme peso que os Ookami carregam em suas costas.
Comportamento. Membros do clã Ookami costumam ser pessoas sérias, de falas calmas e pensadas, eles são inteligentes, pragmáticos e não gostam de perder tempo com coisas inúteis. Contudo, as vezes nascem os temperamentais e desleixados, mas eles são tratados como gente fora da reta e destratados pelos membros do clã ficando com cargos menores e atividades de menos importância.
Ookami-no-ujigami, o kami dos lobos. O lobo divino que é o avatar de Taiyou-no-megami é o ujigami dos Ookami e o clã leva seu nome.
Musha, os guerreiros. A maioria dos membros da família é formada por mushas, habilidosos no Ookami Ryuu, um estilo de luta que preza pela velocidade e golpes mortais. As técnicas de movimentação do estilo fazem dos mushas Ookami uma das famílias mais rápidas do império, rivalizando até com o Raishin Ryuu, considerado o estilo mais rápido. As famílias secundárias têm o dever de proteger a principal, todas as forças que seus membros adquirem são voltadas para o cumprimento de seus deveres.
Onmyouji, os magos. A magia que flui nos Ookami altera o tempo e o espaço.
Kuge, os eruditos. Os kuges da família são poucos, afinal a família não costuma precisar negociar com outras famílias ou clãs, são eles que precisam negociar com os Ookami. Contudo, os que se dedicam a política tem acesso aos melhores professores do império e se tornam grandes políticos.
A primeira família nobre do império nasceu quando o jovem Hiro recebeu um nome para legar aos seus descendentes, Ookami. O nome da família foi adicionado a Hiro junto com o espírito do Lobo Divino, que o trouxe de volta a vida durante sua luta contra Koryu, o dragão dourado, outro símbolo da família imperial.
A primeira era foi marcada pela estabilização dos clãs maiores sob a liderança dos Lobos Divinos. O primeiro grande teste para os akijins foi o primeiro grande teste para o império também e consequentemente para a família imperial. O uso da magia mudou como a família imperial administrava o império, com a guerra o Mahoushou (ministério da magia) foi criado e os samurais foram divididos em mushas (guerreiros), mahoutsukais (magos) e kuges (cortesãos) pelo decreto imperial de Ookami X.
A paz de que o império gozou no começo da segunda era foi quebrada pela Guerra Oni. A guerra mais difícil que os akijins enfrentaram, pois ela foi feita contra o próprio inferno. Onis (abissais) saiam de portais e violavam o modo de vida dos akijins, os samurais foram testados como nunca, as guerras foram profundamente transformadas, surgiram muitas escolas de artes bélicas após a guerra, os magos aprenderam muito sobre magias de combate, os cortesãos testavam a paciência do imperador.
A terceira era foi um tempo de reconstrução e estabilização do modo de vida outonal, até o surgimento de Maou, o lich. Os aprendizados durante a Guerra Oni foram testados na guerra contra Maou. A família imperial sofreu com o uso indiscriminado da magia, experimentos com os mortos, as trevas, Jigoku (país do abismo) e outras coisas consideradas tabu para os akijins criaram um inimigo poderoso o suficiente para sozinho ameaçar todo o império.
A guerra contra Maou destruiu os países e causou danos estruturais, revoltados, os clãs maiores decidiram se voltar contra o imperador, que foi protegido pelos clãs menores. O imperador conseguiu vencer a guerra, pacificar os clãs maiores e operar a maior mudança que o império já tinha visto.

Yamainu-hai, a facção do lobo

Seus membros desejam que as políticas do império voltem a origem, quando o imperador separava as pessoas em classes sociais. Os kuges eram a classe mais poderosa. Os bukes, atualmente conhecidos como mushas, deviam obediência aos kuges e só usavam seu poderio militar para cumprir ordens dos kuge. Os shakes devem ficar em seus templos e santuários, orando para os kuges e protegendo os shintais. Os makes, atualmente onmyoujis, precisam voltar para as escolas de magia e se dedicar a proteger o império da magia gaijin.

Kiryu-hai, a facção do dragão amarelo

A kiryu-hai conta com a maioria dos membros da família Ookami, a facção é dominante entre as famílias e apoia com todas as suas forças as decisões do imperador, acreditando que ele possui o conhecimento e missão divina de liderar o império para o futuro.
Os lobos da família principal costumam ter os nomes que terminem em -hito (um, pessoa).