Os animais de Akiteikoku

Basan, o pássaro dragão

A Federação é a origem dos famosos cocatrizes, enormes pássaros usados como montaria e tração. O Império Outonal conta com os exóticos basans, primos distantes dos cocatrizes. A crista vermelha e as caudas de pavões os tornam animais belíssimos, desejados por todo o mundo.
CON 2D+2, FOR 2D+2, DES 1D, AGI 3D, INT 1D, SAB 1D, CAR 2D, PER 2D
Cocatriz outonal. Come-carvão. Rouba-lenhas.
#Ataques [1], IP 1, PVs 12-14. Pássaro.
Bicada 50/0 dano 1d6.
Sopro de fogo
Aprimoramentos:
Perícias: Corrida 60%, Salto 30%.
As lendas sobre os basans dizem que eles possuem sangue de dragões, mesmo que se pareçam muito mais com pássaros, especialmente galos e pavões. Conhecidos por comer madeira queimada e carvão, mas possuem uma dieta bastante variada, comendo pequenos animais quando a oportunidade e bastante grãos e raízes.
História. A história dos basans começa antes de Akiteikoku ter início, as aves são originarias de Houraisan-shima, a ilha do monte Hourai, uma terra considerada mágica pelos akijins.
As viagens dos samurais em busca de recursos e terras para o império chegou a Houraisan-shima, e ali os akijins encontraram as enormes aves. O primeiro navio a chegar a ilha levou meia dezena destes pássaros para continente, as condições favoráveis, a comida farta e a falta de predadores naturais os levou a reprodução acelerada. Muitos outros navios foram enviados a ilha e de lá trouxeram muitos outros basans. A expansão do império levou os basans para todo ele.
Aparência: Basans são aves grandes, eles facilmente chegam aos 1,5 metro de altura e pesam cerca de 80 kg. Os machos exibem uma crista vermelha que dança como fogo, suas plumas são de uma miríade de cores vibrantes.
Sociedade. Estas aves vivem em grupos onde um macho vive com várias fêmeas, algo em torno de 2d6 fêmeas por macho adulto. Quando os pequenos machos atingem a idade reprodutiva eles devem abandonar o grupo e criar seus próprios haréns ou enfrentar o macho do grupo e vencê-lo em um combate mortal.
Os criadores de basans identificam os machos antes da idade adulta e os separam do grupo, se for conveniente eles lhe dão fêmeas para que tenha seu harém ou o abatem.
Comportamento. Em estado selvagem, eles constroem seus lares em florestas de bambus e queimam madeira com seu sopro de fogo para se alimentar, as vezes comem pequenos animais que matam com bicadas e depois os assam. O canto dos basans é bastante conhecido, eles cacarejam com basa-basa, de onde deriva o seu nome.
Ambiente. Na natureza em bosques de bambu, quando domesticados eles vivem em galinheiros. Contudo, podem vivem em quase qualquer ambiente.
Combate. Basans usam seu bico para atacar e quando há oportunidade seu sopro-de-fogo. Eles também podem atacar com chutes.