Sobre O Essencial de Lith

Lith é uma ilha-continente mais ou menos do tamanho da Austrália. O clima muda bastante de acordo com a longitude. No centro, ou melhor, onde chamamos de centro, fica a Cidade de Sie Ziune, que possui clima semitropical, a leste temos o clima tropical nas florestas e savanas com seu fim no Lar-de-Algol e semitropical de novo no Império Outonal e na Floresta de Leane. Ao oeste o clima fica entre o semitropical, temperado e ártico nas Geleiras Eternas.
As populações de humanos, elfos, anões, nagas e sirenes estão constantemente em movimento. Os humanos querem riquezas, terras e uma vida cômoda. Os elfos só querem ser deixados em paz para curtir suas longas vidas debaixo de uma árvore comendo e bebendo do bom e do melhor. Os anões querem muitos metais e pedras preciosas para comprar coisas que são úteis, ou belas. As nagas desejam viver em ambientes despoluídos, limpos e bonitos. As sirenes só desejam voar livres por aí. Os orcs não sabem o que querem, mas sabem que não querem que você tenha o que quer, porque pode ser deles. Os dragões sabem exatamente o que querem,
Aventureiros são comuns em Lith, em verdade, é uma profissão quanto qualquer outra. Existem aqueles que se tornam mercenários, coureiros, coveiros etc. Contudo, existem aqueles que nascem com a necessidade de ver o mundo inteiro. Esses são os que não têm um teto para dormir, mas possuem todo o céu, não possuem paredes para delimitar um lar, mas tem todo o horizonte. Eles não possuem uma terra para chamar de sua, mas sim todo o mundo. Eles são aventureiros e a alma deles quem personifica é você.
Lith tem muitos problemas: um mago de armadura negra causando muita confusão por um motivo que ele ainda não disse. Reis ambiciosos que desejam mais poder e mais terras para si. Sacerdotes de deuses malignos atrás de sacrifícios. Cartéis de ladrões e assassinos que trabalham para gente ainda menos escrupulosa. Guildas de magos em constante guerra por conhecimento e poder. Mercenários que se vendem para quem pagar mais. Ainda existem os espólios da Guerra Moae, acontecida há um milênio e meio. Armas mágicas e grimórios estão esperando para serem achados e colocados em uso novamente. E mesmo nesse mundo já cheio de magia guardamos um espaço para as pequenas aventuras, goblins que atacam vilas, orcs que escravizam humanos e semi-humanos, trolls com fome de qualquer coisa que se mova sem a ajuda do vento…
O mundo é dividido em ocidente e oriente mais genericamente, partes do mesmo continente, mas separados por um longo corte feito por Roszel, o deus da justiça durante a Guerra Moae. No ocidente temos a Federação com seus 26 reinos, as Geleiras Eternas ao noroeste, o Extremo Oeste com suas pradarias e montanhas ao sul, lar dos povos livres e incivilizados. As Terras Selvagens, onde centenas de tribos bárbaras, humanas ou não, residem e atormentam as fronteiras da Federação, nela também fica a maior cidade de gladiadores, Cizan, em homenagem ao deus de mesmo nome e patrono da guerra. Ao sul do continente há dois arquipélagos importantes, a Ilha de Rosseti, onde fica a Universidade de Rosseti, o maior centro de estudos arcanos, e científicos, do mundo, e a Ilha da Morte, antiga ilha com inúmeros covis de dragões abandonados, com inúmeros tesouros e repleta de monstros. Mais ao oeste fica a Ilha Solitária cheia de florestas e rios, e dizem que aqui existe uma cidade só de piratas. No limite do mundo conhecido ao sul, em uma pequena ilha, está a Antiga Biblioteca, não se sabe muito sobre ela, mas o que se sabe nos diz que os maiores rituais do mundo e conhecimento infinito estão ali. Contudo, são poucos os que se atrevem a ir lá, o mar é cheio de perigos e os andares da biblioteca são guardados por monstros de todos os tipos invocados por magia.
O Lar-de-Aegol pertence aos dois lados do continente, um deserto gigantesco, onde moram algumas das criaturas mais velhas e poderosas do mundo, o primeiro ser vivo deste mundo reside aqui, dentro de um vulcão, Fegedavaledosruadet, ou simplesmente c
Nadigi, a cidade-ponte, une as duas partes do mundo e atua como um mercado que tem de tudo um pouco. As sirenes são particularmente numerosas na cidade, e mesmo que o comércio seja a principal função de Nadigi, elas preferem ficar com a administração e proteção da cidade, deixando os comerciantes livres para ganharem dinheiro e pagarem impostos.
A Ilha Moae ao nordeste do Corte de Roszel abriga antigas vilas moaes e uma cidade, hoje é habitada por toda sorte de mortos-vivos. Os que aqui entraram e saíram com vida obtiveram riquezas incalculáveis. Os que não conseguiram sair com vida estão por lá acrescentando números aos já numerosos exércitos de mortos-vivos.
No oriente temos a Zona Barbara, uma extensão das Terras Selvagens, mas do outro lado do Corte de Roszel. Os bárbaros aqui são em sua maioria humanos, mas muitos elfos que não quiseram fazer parte do reino de Minvide construíram casas e vilas aqui. A tribo dos humi, bárbaros que possuem os mais poderosos cavalos de guerra do mundo, correm sobre o lombo deles e vagam pela zona atrás de pastos para seus rebanhos.
A cidade de Toztosi, um lugar onde a ciência alcançou a solução para muitos problemas fica no extremo leste. Governada por Zill, o cientista, a cidade é o berço da razão, magias são usadas para dar vida a maquinários engenhosos, aqui os peritos são os verdadeiros astros. O descobrimento da pólvora tem causado alvoroço, pois o uso de projeteis mágicos tem eliminado seres de imenso poder e séculos de idade com relativa facilidade.
No nordeste temos um império bem diferente dos outros, um povo que vive de honra, comunhão espiritual e etiqueta. Uma terra de samurais, ninjas e magias espirituais, o Império Outonal, onde as folhas de cerejeiras estão sempre caindo e nascendo.
As Geleiras Eternas abrigam os Alfers, os elfos de gelo, os anões escondidos em suas cidades subterrâneas, os vikings navegantes e saqueadores, Jothünzan, a cidade dos gigantes e ponto turístico para aventureiros. Os reino humano de Fetae abriga os povos vikings mais civilizados e voltados ao comércio, e menos afeitos as artes da guerra. O reino de Fertoro pertence aos anões que decidiram sair das cavernas e montanhas e viver mais parecido com os humanos em sua Federação.
A Lua Verde é formada pelos reinos com maior produção agrícola da Federação, são os reinos que sustentam o mundo dos humanos. O reino dos halflings, Nuaplândia, produtor e exportador da erva-de-fumo. Minas, o reino que vive em guerra com Fortuna, produz leite e café, além de exportar metais e pedras preciosas. O pequeno “reino” das fadas é rico em árvores de madeira mágica. Nitdesonfes, o lar ancestral dos elfos dourados e maior exportador de cereais do mundo, o celeiro de Lith.